Na passada quarta-feira, dia 24, celebrou-se o Dia da Independência da Ucrânia, uma data que a rainha Isabel II não deixou passar em branco. A monarca mostrou que os seus pensamentos estavam com o povo ucraniano através de uma mensagem dirigida a todos os ucranianos e ao seu presidente, Volodimir Zelensky.
“No 31º aniversário da sua independência, Sua Majestade a Rainha felicita os ucranianos”, escreveu a embaixada britânica em Kiev no Twitter. De acordo com a embaixada, a monarca, de 96 anos, enviou “a Sua Excelência e aos ucranianos calorosas saudações pelo Dia da Independência”.
“Neste ano mais desafiante, espero que hoje seja um momento para o povo ucraniano, tanto na Ucrânia como em todo o mundo, celebrar a sua cultura, história e identidade”. A monarca terminou a sua mensagem com esperança e assinando com uma nota pessoal: “Que possamos olhar para tempos melhores no futuro. Elizabeth R”.
Esta não é a primeira vez que Isabel II transmite a sua solidariedade e apoio para com a situação que se vive na Ucrânia. Em março deste ano o Comité de Emergência de Desastres anunciou ter feito uma doação ao Apelo Humanitário da Ucrânia.