Em 1981, quando a princesa Diana ficou noiva, o príncipe Carlos ofereceu à então futura mulher um carro, por ocasião do seu compromisso. Trata-se de um Ford Escort prateado, modelo MK II Ghia, um veículo que a princesa de Gales estreou dois meses antes do enlace.
Poucas semanas após o nascimento do primeiro filho, o príncipe William, em 1982, Diana mudou de carro e passou a conduzir um automóvel bem mais chamativo. Tratava-se de um descapotável vermelho, um Ford Escort 1.6i Cabriolet, do qual teve que se desfazer pouco tempo depois, uma vez que a equipa de segurança da Casa Real considerou que era demasiado chamativo e que não proporcionava nem a segurança nem a privacidade de que a princesa de Gales necessitava.
Assim, Diana passou a conduzir o seu terceiro Ford, modelo Escort RS Turbo, preto e mais discreto. Foi este veículo, com matricula de agosto de 1985, que foi vendido em leilão por um valor de 854 mil euros. Até agora ainda não foi revelado o nome do comprador do emblemático automóvel. Sabe-se apenas que é residente no Reino Unido.
O modelo – que Diana de Gales conduziu durante três anos – era originalmente branco, mas para segurança da princesa foi pedido pela Casa Real que se tornasse preto. Acredita-se que é o único exemplar preto deste modelo da Ford.