Embora não goste do ênfase que é dado à sua indumentária em cada ato público, a rainha Letizia tem bem presente que a roupa também fala e pode ser, por si só, uma forma eficaz de transmitir mensagens. Precisamente por isso, nada nos seus looks é deixado ao acaso, da mesma forma que nada no seu trabalho enquanto rainha, desde os discursos que escreve às causas que abraça, é feito de forma superficial. Tal como sempre disse, nunca quis ser uma “mulher florero”, o que, numa tradução literal se pode entender como mulher vaso, no sentido em que a rainha nunca quis ser admirada pela sua aparência física, nem nunca quis apenas aparecer, sem ter qualquer tipo de função. Ainda assim, e sendo Letizia uma comunicadora nata, cedo percebeu que a roupa é uma parte absolutamente essencial da comunicação não verbal.
Um exemplo perfeito deste entendimento aconteceu no ato de Ajudas a Projetos Sociais da Fundação Mutua Madrilenha, que teve lugar poucos dias depois da invasão russa à Ucrânia. Como o seu papel institucional a impede de se pronunciar publicamente sobre a guerra, a rainha optou por vestir uma blusa bordada, inspirada na Vyshyvanka, traje tradicional da Ucrânia, mostrando assim o seu apoio a este país.
A sua ampla exposição mediática faz de Letizia a maior embaixadora da moda espanhola, facto de que a rainha tem perfeita noção. E a contratação de Eva Fernández, a sua stylist, em 2015, trouxe um novo fulgor a esta missão. Na verdade, nos últimos anos, Letizia tem dado grande protagonismo às marcas espanholas, muitas delas mais pequenas e de produção artesanal. Charo Ruiz, José Hidalgo ou Feel Mallorca são alguns destes exemplos.
Ainda assim, mantém uma preocupação real com a sustentabilidade, o que a leva, várias vezes, a optar por marcas amigas do ambiente e a repetir uma indumentária. Um comportamento de contenção que a afasta da opulência que tanto desdenha. Em consonância com esta postura, a rainha Letizia gosta de vestir peças vintage que pertenceram à rainha Sofia, o que também se revela uma forma bonita de homenagear a sogra.
E agora que a princesa Leonor está cada vez mais presente na agenda real, Letizia optou, inicialmente, por visuais mais sóbrios e repetidos, deixando a filha brilhar. Contudo, mudou a estratégia recentemente, escolhendo peças coloridas e que chamam a atenção. Talvez para tirar a tónica ao estilo da princesa, mudando assim a narrativa e a importância crescente em torno deste assunto.