Habituada a usar saltos altos, Letizia vai ter de encontrar uma nova forma de usar o seu calçado para atenuar os efeitos da metatarsalgia, uma doença que, no caso da rainha, lhe causa dor num dos pés. Consciente da importânica dos sapatos enquanto acessório de moda, Letizia sempre nos habituou a vê-la de salto agulha ou sandálias. De tal forma que, enquanto princesa das Astúrias, a imprensa espanhola apelidou de “letizios” os famosos peep-toes popularizados pela mulher de Felipe.
O primeiro sinal de mudança aconteceu no verão de 2020, numa altura em que os reis de Espanha fizeram um périplo por várias regiões e Letizia trocou os saltos altos pelas alpargatas, acessório que se manteve até ao fim da estação e no verão seguinte.
Agora, que já são conhecidas as razões para estas mudanças, já é possível compreender muitas das últimas escolhas de Letizia, que tem privilegiado os sapatos rasos de marcas como a Magrit ou Jack Rogers, entre outras. No entanto, em ocasiões mais solenes, a rainha de Espanha continua a preferir os saltos altos, em particular um modelo muito específico: saltos slingback. E os da conhecida marca Carolina Herrera são os seus eleitos. Dependendo do material de que são feitos (pele, camurça…), o preço destes sapatos varia entre os 275 e os 390 euros e a rainha tem este modelo em quase todas as cores e materiais, que conjuga na perfeição com o seu guarda-roupa.