
Catherine (Kate), a mulher do príncipe William, agora herdeiro ao trono, herda um título pleno de história que a liga ainda mais a Lady Di. Porém, logo após conhecer-se a notícia, foi notório o desejo de evitar comparações entre a mulher e a mãe do príncipe William. Uma fonte do Palácio de Kensington fez saber que: “A nova princesa de Gales valoriza a história associada a este papel, mas compreensivelmente quer olhar para o futuro enquanto cria o seu próprio caminho.”
No Reino Unido é tradição que o herdeiro ao trono seja príncipe de Gales. Carlos usou o título e, como é tradição, também, a sua primeira mulher, Diana, se tornou princesa de Gales pelo casamento, em 1981, com o herdeiro da rainha Isabel II. Até ao dia da sua morte, em agosto de 1997, Diana foi conhecida como princesa de Gales, título que manteve mesmo após o divórcio.

Com o segundo casamento de Carlos, com Camilla, em 2005, o título ficou vazio, pois o facto da noiva não ser acarinhada pelo público, fez temer as reações dos britânicos e a rainha e os seus conselheiros decidiram que era mais adequado atribuir-lhe outro título de Carlos, o de duquesa da Cornualha, preservando a memória de Diana.

Hoje, 9 de setembro de 2022, na sua primeira declaração ao mundo como rei de Inglaterra, Carlos fez renascer esse título ao declarar que William e Kate serão os próximos príncipes de Gales. “Com Catherine ao seu lado, o nosso novo príncipe e princesa de Gales continuarão, estou certo, a inspirar…”