Dois dias após o pai, Carlos III, ter sido proclamado rei – numa cerimónia que decorreu no Palácio de St. James, no sábado, dia 10 – o príncipe Harry partilhou, no site da sua fundação, Archewell, um comunicado oficial em memória da avó, a rainha Isabel II, que morreu no passado dia 8 de setembro.
“Ao celebrar a vida da minha avó, Sua Majestade a Rainha – e ao lamentar a sua perda – todos nos lembramos da bússola orientadora que ela foi para tantos, no seu compromisso com o serviço e o dever. Ela era mundialmente admirada e respeitada. A sua graça e dignidade inabaláveis permaneceram verdadeiras ao longo da sua vida e agora no seu legado eterno. Façamos eco das suas palavras após o falecimento do seu marido, o príncipe Philip, palavras que nos podem trazer conforto a todos agora: ‘A vida, é claro, consiste em despedidas finais, bem como em primeiros encontros'”, começa por dizer o comunicado.
“Vovó, embora esta despedida final nos traga grande tristeza, sou eternamente grato por todos os nossos primeiros encontros – desde as minhas primeiras memórias de infância consigo, até tê-la pela primeira vez como minha Comandante-Chefe, e até ao primeiro momento em que conheceu a minha querida esposa e abraçou os seus amados bisnetos. Aprecio esses momentos partilhados consigo e os muitos outros momentos especiais que aconteceram entre eles. A avó já faz muita falta, não apenas a nós, mas a todo o mundo. E no que diz respeito a primeiros encontros, agora homenageamos o meu pai no seu novo papel como rei Carlos III”, continua.
“Obrigado pelo seu compromisso com o serviço. Obrigado pelo seu bom conselho. Obrigado pelo seu sorriso contagiante. Nós também sorrimos sabendo que a avó e o avô estão reunidos agora, e ambos juntos em paz”.