![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2022/09/220919_carlos-iii.png)
A família real britânica reuniu-se na tarde desta segunda-feira, dia 19, na Capela de St. George em Windsor para o Serviço do Compromisso, uma celebração no âmbito das cerimónias fúnebres da rainha Isabel II.
Após a chegada do caixão ao interior da capela, os reis e a restante família real tomaram os seus assentos, tendo um dos lugares, em frente ao rei Carlos III, ficado vazio. Mas porque é que isto aconteceu?
Na verdade, é apenas (mais uma) questão de protocolo. Esse lugar é deixado vago para garantir que o monarca consegue ver a cerimónia sem qualquer obstrução. Dado que o rei se sentou na segunda fila, isso garante que ninguém lhe tapa parte da visão ocupando o assento à sua frente.
Essa regra já foi aplicada noutras celebrações antes da morte da rainha. Por exemplo, durante o casamento da princesa Eugenie e de Jack Brooksbank, em 2018, a rainha e o príncipe Philip sentaram-se na segunda fila, tendo o lugar da frente ficado desocupado. O príncipe André e Sarah Ferguson, pais da noiva, ocuparam os lugares imediatamente ao lado daquele que ficou vazio.