Foi na passada quarta-feira, dia 28 de setembro, que a rainha Margarida da Dinamarca anunciou, através de um comunicado partilhado nas redes sociais, que os filhos do príncipe Joaquim, o filho mais novo da monarca, iriam perder o título de príncipes e o tratamento de Alteza, por vontade da avó.
“Sua Majestade decidiu que a partir de 1 de janeiro de 2023, os descendentes de Sua Alteza Real o príncipe Joaquim só podem usar os títulos de condes e condessa de Monpezat, já que os seus títulos anteriores como príncipes e princesa da Dinamarca desaparecem. Os descendentes do príncipe Joaquim deverão ser tratados daqui em diante como Excelências. A decisão da rainha está em conformidade com adaptações similares implementadas nos últimos anos por outras Casas Reais”, refere o comunicado.
Entretanto, a monarca já se pronunciou sobre a decisão de retirar os títulos a Nikolai, Felix, Henrik e Athena. “É algo que ando a considerar há já algum tempo e acho que será bom para eles no futuro. Essa é a razão”, justificou a rainha da Dinamarca, citada pela revista britânica Hello!, durante uma visita ao Museu Nacional de Copenhaga. sublinhando que esta decisão foi tomada a pensar no bem-estar dos netos.
Quando questionada pela imprensa sobre se considerava que os netos se sentiriam “ostracizados” devido à mudança, Margarida declarou que “pessoalmente, não senti isso. Mas terão que confirmar vocês mesmos”.
Contudo, esta mudança não foi bem recebida por todos. Alexandra de Frederiksborg, mãe de Nikolai e Félix e ex-mulher do príncipe Joaquim, terá acabado por expressar a sua mágoa com a decisão, que afeta diretamente os filhos. Segundo adiantado pela revista dinamarquesa Se og Hør, a assessora de imprensa de Alexandra, Helle von Wildenrath Løvgreen, referiu que a mãe de Nikolai e Felix se sente “confusa” com a decisão. “Estamos todos tristes e em choque. Isto veio do nada”, acrescentou. “Eles sentem-se excluídos e não entendem o motivo pelo qual parte da sua identidade lhes está a ser retirada”.
As medidas tomadas, que afetam diretamente quatro dos oito netos da rainha, entram em vigor em janeiro de 2023. Contudo, a monarca confirmou que a linha de sucessão se mantém inalterada, pelo que, atualmente, Nikolai ocupa o sétimo lugar, Felix o oitavo, Henrik o nono e Athena a décima posição.