Nova semana, novo capítulo na polémica que rodeia a família real da Dinamarca desde há alguns dias, altura em que a rainha Margarida emitiu um comunicado onde dizia que vai retirar os títulos de príncipes e princesa e o tratamento de Alteza Real a metade dos seus netos, em concreto aos quatro filhos do seu filho mais novo, o príncipe Joaquim.
Depois de o príncipe Joaquim, o seu filho mais velho, Nikolai, a princesa herdeira Mary e a própria rainha Margarida se terem pronunciado sobre o caso – a monarca entretanto emitiu um novo comunicado na tarde desta segunda-feira, dia 2 -, foi agora a vez de a princesa Marie, mãe dos dois filhos mais novos de Joaquim – Henrik e Athena – falar sobre esta decisão que afeta diretamente a vida dos seus filhos e enteados.
Em Paris, onde reside, o príncipe Joaquim voltou a falar à imprensa, mas desta vez fê-lo acompanhado pela mulher. Em entrevista à BT, Marie revelou que desde que a decisão foi anunciada não falaram com os príncipes Frederico e Mary e assegurou ainda que tanto ela como o marido têm uma “relação complicada” com os herdeiros.
O casal garante ainda que desde que foi tornado público o desejo da rainha de que os príncipes Nikolai, Felix, Henrik e Athena deixem de ser príncipes e princesa e percam o tratamento de Altezas Reais, eles não voltaram a falar com a monarca, o que indica que atualmente não existe comunicação entre Joaquim e a Coroa dinamarquesa, mostrando assim o afastamento entre a família do filho mais novo da rainha face ao irmão e à mãe.
Já era do conhecimento geral que a relação entre os dois irmãos não seria a melhor, mas após esta decisão da rainha e de Frederico e Mary parecerem apoiar o lado da monarca, a relação entre Joaquim e Frederico deverá ser agora ainda mais tensa.
Tanto Joaquim como Marie reclamam da pouca margem que tiveram para discutir o assunto com a rainha e os príncipes herdeiros. “Gostaríamos de ter tido tempo para conversar sobre isto”, disse a princesa, enquanto o marido afirmava que a modernização da monarquia ou a diminuição da Corte “devem ser feitos corretamente. São crianças e é um assunto muito importante”, sublinhou, em relação aos seus dois filhos mais novos, Henrik, de 13 anos, e Athena, de 10.
De salientar que os filhos mais velho de Joaquim, Nikolai, de 23 anos, e Félix, de 20, ainda que já sejam jovens adultos, também não reagiram bem à notícia.