No final da última semana, o príncipe Alberto II do Mónaco esteve em Portugal, uma visita realizada no âmbito da promoção dos eventos organizados por ocasião da morte do príncipe Alberto I. Durante a estadia em Lisboa, o soberano monegasco foi condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique.
Na última sexta-feira, dia 14, o príncipe inaugurou, ao lado do Presidente da República, a exposição “O amigo oceanógrafo Alberto I do Mónaco e Portugal 1873-1920″, no Museu de Marinha onde, em declarações ao Diário de Notícias, Alberto referiu ter tido a hipótese de ver fotografias e textos na exposição sobre o seu trisavô que nunca tinha visto antes, e que considerou-os um “tributo tocante e muito importante”.
Dias antes da inauguração da exposição na capital, Alberto do Mónaco tinha estado nos Açores para assinalar o centenário da morte do seu antepassado, onde se comprometeu a apoiar os “esforços” do arquipélago na proteção do oceano, em declarações dadas na sede da Presidência do Governo dos Açores, em Ponta Delgada.
De recordar que entre 1885 e 1915 o príncipe Alberto I comandou 29 campanhas oceanográficas, 13 das quais nos Açores.
Fotos: Luís Coelho