Desde que regressou ao Mónaco na passada primavera, depois de ter estado seis meses em tratamentos na África do Sul e outros quatro em recuperação numa clínica na Europa, a princesa Charlene já retomou a sua agenda oficial, tendo participado em algumas atividades oficiais nos últimos meses, grande parte ao lado do marido.
Desde que voltou ao principado, a mulher de Alberto do Mónaco ainda não tinha sido vista ao lado das cunhadas, as princesas Carolina e Stéphanie, com as quais sempre foi dito que não manteria a melhor das relações. No entanto, as três princesas, e também o príncipe Alberto, apareceram lado a lado recentemente, durante uma homenagem ao príncipe Rainier III, pai de Alberto, Carolina e Stephanie.
Desde há dois anos que Charlene não aparecia num ato oficial ao lado das irmãs do marido. Neste evento, que reuniu os três filhos do antigo príncipe do Mónaco e de Grace Kelly, participaram ainda Louis Ducruet com a mulher, Marie Chevallier, e Camille Gottlieb, os filhos da princesa Stéphanie. Juntos, apresentaram os atos comemorativos do centenário do nascimento de Rainier, no Palácio da família Grimaldi.
Neste evento, as princesas Charlene e Carolina tiveram um papel secundário, uma vez que o príncipe Alberto, na qualidade de presidente de honra, e a princesa Stephanie, como presidente do Comité Comemorativo do Centenário, foram os responsáveis por revelar o logotipo criado especialmente para a ocasião.
De recordar que o príncipe Rainier do Mónaco nasceu a 31 de maio de 1923, no Palácio do Príncipe do Mónaco. Morreu em 2005, aos 81 anos.