![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2021/12/211222_GettyImages-980325660-1563x1080.jpg)
Com estreia marcada para esta quarta-feira, dia 9 de novembro, a quinta temporada do aclamado drama da Netflix ‘The Crown’ incide sobre a vida da família real britânica na década de 1990, mais concretamente entre os anos de 1991 e 1997, pelo que se prevê que a vida amorosa da princesa Ana seja retratada no grande ecrã.
Nesta linha, a nova temporada da série irá ainda mostrar os últimos anos do casamento da filha da rainha Isabel II com Mark Phillips, com quem esteve casada durante quase 20 anos, até 1992, uma união da qual nasceram dois filhos, Peter e Zara. Para além do fim do seu primeiro casamento, a quinta temporada irá também retratar o seu segundo enlace com o atual marido, o vice-almirante Timothy Laurence.
A história de amor entre os dois começa quando se conheceram em 1986, no Royal Yacht Britannia, quanto Laurence era comandante da Marinha Real. Rapidamente se tornaram próximos e amigos. A relação foi crescendo e os dois começaram a trocar cartas pessoais, que, segundo confirmado pelo Palácio de Buckingham, foram roubadas em 1989.
“As cartas roubadas foram endereçadas à princesa Real pelo comandante Timothy Laurence, o escudeiro da rainha. Não temos nada a dizer sobre o conteúdo das cartas pessoais enviadas a Sua Alteza Real por um amigo, que foram roubadas e que são objeto de uma investigação policial”, dizia, naquela altura, o comunicado.
O conteúdo das cartas nunca foi revelado. No mesmo ano, Ana e Mark Phillips anunciaram a sua separação, que foi oficializada em 1992. Apenas um mês após o divórcio, a princesa e Timothy Laurence tiveram o primeiro encontro publicamente no Royal Caledonian Ball. Sem perder tempo, nesse mesmo ano de 1992, Timothy pediu a filha da rainha Isabel II em casamento e em dezembro disseram o “sim” na pequena igreja de Crathie Kirk, localizada perto do Castelo de Balmoral, na Escócia.
A cerimónia intimista contou com a presença de apenas 30 convidados. Depois desse dia, o casal começou a aparecer em público em várias ocasiões, inclusive para atos oficiais, como o casamento do irmão, o atual rei, Carlos III, com Camilla, uma cerimónia que aconteceu em 2005.
Juntos há quase 30 anos, a princesa, de 72 anos, e o marido, de 67 anos, vivem em Gloucestershire, perto dos filhos e netos de Ana. Apesar de no início o segundo casamento da princesa não ter sido muito bem visto, atualmente, a união entre os dois é apoiada pelo povo britânico, bem como a família real.