O Palácio de Buckingham recebeu na noite desta terça-feira, dia 22 de novembro, o primeiro jantar de gala oferecido por Carlos III, que teve como convidado de honra o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
Neste que foi também o primeiro jantar de gala em que William e Kate marcaram presença como príncipes de Gales, a princesa deslumbrou num elegante vestido branco, comprido – como dita o protocolo – com decote em barco, mangas compridas com abertura, que criavam efeito de capa e detalhes de joias nos ombros, uma peça de Jenny Packham, que tem um custo superior a cinco mil euros.
Além da curiosidade para saber como seria o vestido escolhido pela princesa, a verdadeira expectativa recaía na tiara que elegeria para este evento tão especial. Kate optou por não estrear uma peça nova e usar a Cambridge Lover’s Knot, que pertenceu à sua sogra, a princesa Diana.
Esta joia foi adquirida pela rainha Mary de Teck, avó de Isabel II, em 1913, e a antiga monarca ofereceu-a à princesa Diana em 1981, como presente de casamento. Trata-se de uma peça com 19 arcos com diamantes e 38 pérolas em forma de gota. Esta tiara era uma das preferidas da anterior princesa de Gales, mas após divorciar-se do então príncipe Carlos teve que devolvê-la à Coroa. A peça permaneceu guardada por vários anos até Kate voltar a usá-la.
Veja no vídeo abaixo o discurso do rei Carlos III durante o jantar de gala.