A relação entre o herdeiro do trono britânico, William, e o irmão mais novo, Harry, tem sido tensa desde que o duque de Sussex abandonou os deveres reais e se mudou com a mulher, Meghan, para os Estados Unidos. Um mal-estar que se intensificou com a estreia da série documental sobre a vida dos duques de Sussex, no último dia 8 de dezembro, e que agitou (ainda mais) a relação entre os duques de Sussex e a restante família real britânica.
Mas, apesar do cenário “de guerra”, nem Harry nem Meghan conseguiram alterar os planos que a família real já tinha e, de acordo com o jornal The Sunday Times, os filhos de William e Kate vão enviar presentes para os filhos dos duques de Sussex.
Assim, apesar de não terem muito convívio, os filhos do herdeiro ao trono britânico, George de nove anos, Charlotte de sete, e Louis de quatro, vão trocar presentes com os primos, Archie de três anos e Lilibet, de um ano, tal como tem acontecido nos anos anteriores durante a altura do Natal.
Um gesto que, segundo a imprensa britânica, só vai acontecer entre os mais novos. o que revela bem o clima de tensão entre a famíia real britânica e os duques de Sussex.
Recorde-se que a última vez que Harry esteve com os sobrinhos foi em setembro, por ocasião da morte da rainha Isabel II altura em que o filho mais novo de Carlos e Diana regressou ao Reino Unido para participar nas cerimónias fúnebres e se despedir da avó.
Contudo, nessa viagem Harry não se fez acompanhar pelos filhos, o que nos leva a crer que, a última vez que Archie e Lilibet estiveram em solo britânico, terá sido em junho, durante o Jubileu de Platina de Isabel II. Na ocasião, a Isabel II reuniu filhos, netos e bisnetos num almoço privado que assinalou os seus 75 anos de reinado e o primeiro aniversário de Lilibet, a bisneta mais nova.