O rei Harald da Noruega, de 85 anos, foi internado no hospital devido a uma infeção. Apesar de já estar a ser tratado com antibióticos e estar estável, o soberano deverá permanecer mais alguns dias no Rikshospitalet, em Oslo.
A condição de saúde do monarca força-o a não poder participar nos compromissos oficiais que estavam agendados para este preenchido mês de dezembro. Contudo, o rei manteve uma audiência com Jonas Gahr Støre, o primeiro-ministro norueguês, e participou ainda numa reunião, antes de a sua condição de saúde se agravar.
De salientar que nos últimos anos o soberano tem apresentado um estado de saúde fragilizado. No final do passado mês de novembro, o rei esteve de baixa devido a uma constipação. De recordar ainda que esta não é a primeira vez que o rei norueguês fica internado neste hospital. No início de agosto, Harald da Noruega esteve cinco dias internado por apresentar febre, um sintoma que despertou alarme pelos diversos problemas de saúde que tem apresentado ao longo dos últimos anos, que já o levaram a passar alguns períodos internado. Depois de ter feito exames, foi-lhe diagnosticada uma infeção, para a qual recebeu tratamento intravenoso e da qual só recuperou mais perto do final do mês. Antes disso, em março, o rei testou, pela segunda vez, positivo para Covid-19, o que o obrigou a ficar afastado dos deveres reais durante uns dias.
Em todos estes períodos, tal como acontece por estes dias, é o filho mais novo, o príncipe herdeiro Haakon, quem atua como regente e se encarrega de assumir toda a agenda do pai.