
Ao longos dos últimos anos, e especialmente desde que deixaram os deveres reais, em março de 2020, muito se tem escrito sobre os duques de Sussex, principalmente sobre Meghan, que é constantemente alvo de críticas, em particular pela imprensa britânica.
No entanto, recentemente, um artigo de opinião publicado no The Sun levou o jornal britânico a dar um passo em frente e pedir desculpa à mulher do príncipe Harry pelo conteúdo, tendo a peça sido entretanto removida pelo jornal britânico.
No passado dia 16 de dezembro, o apresentador e jornalista Jeremy Clarkson mostrou-se revoltado após a ver a série sobre a vida de Harry e Meghan, que estreou na Netflix este mês, e não hesitou em escrever uma crítica à duquesa que ultrapassou os limites do aceitável, insultando-a. “Odeio-a. À noite não consigo dormir e fico deitado, rangendo os dentes, a sonhar com o dia em que ela [Meghan] desfile nua pelas ruas de todas as cidades do Reino Unido enquanto a multidão grita ‘Que vergonha!’ e lhe atira excrementos”, escreveu, uma publicação que bateu o recorde de queixas no Independent Press Standards Organisation, o regulador de imprensa do Reino Unido.
O IPSO revelou que até ao final do dia da passada terça-feira recebeu mais de 20 mil queixas, o número mais alto de sempre desde que foi criado, em 2014. Mais de 60 políticos assinaram uma carta escrita pela parlamentarista Caroline Nokes ao editor do The Sun, onde explicava que aquele tipo de artigos contribuem para um clima de ódio e violência contra as mulheres.
Perante as inúmeras críticas recebidas, o jornal britânico avançou com um pedido de desculpas. “As opiniões dos nossos colunistas são próprias, mas como editores damo-nos conta de que a liberdade de expressão acarreta responsabilidades. No ‘The Sun’ pedimos desculpa pela publicação deste artigo, lamentamos sinceramente. O artigo foi eliminado do nosso site e dos nossos arquivos”, afirmaram. no passado dia 23 de dezembro.
Também Jeremy Clarkson falou sobre o tema, através de uma publicação na rede social Twitter. “Numa coluna que escrevi sobre a Meghan fiz uma referência desajeitada a ‘Game of Thrones’ e muitas pessoas levaram a mal. Fiquei horrorizado por ter causado tanta dor e terei mais cuidado no futuro”, escreveu.