Depois de ter passado o Natal longe dos dois filhos e dos netos, tendo celebrado a quadra festiva na companhia da irmã mais nova, a princesa Benedita, a rainha Margarida da Dinamarca parece determinada a deixar para trás as polémicas e tensões que marcaram este ano de 2022. Deste modo, a Casa Real divulgou esta quarta-feira, dia 28 de dezembro, novos retratos da família real, imagens que foram captadas na altura em que a soberana celebrou 50 anos de reinado, há quase um ano, em janeiro de 2022.
Com esta decisão, a Casa Real parece querer evitar que seja visto um distanciamento entre os filhos e a monarca dinamarquesa, depois de esta ter anunciado que os filhos do seu filho mais novo, o príncipe Joaquim, iriam perder os títulos de príncipes e princesa e o tratamento de Alteza, uma decisão com efeito já a partir de 1 de janeiro de 2023.
Assim, quatro dias antes da grande mudança que gerou tanta polémica, foram divulgadas fotografias em família, nas quais Margarida aparece sentada ao centro. Numa das imagens podem ver-se os príncipes Frederico e Joaquim com as respetivas mulheres, Mary e Marie, e noutra aparece apenas a rainha com os príncipes herdeiros.
As fotografias, nas quais a rainha, os filhos e as noras aparecem em trajes de gala, foram captadas pela lente de Per Morten Abrahamsen, no Salão dos Cavaleiros do Palácio de Amalienborg. Com a partilha das imagens nesta altura a Casa Real parece querer reforçar a ideia de união familiar, ainda que a relação entre Margarida e o filho mais novo não atravesse um dos seus melhores momentos.
De recordar que estes quatro netos de Margarida II, os (ainda) príncipes Nikolai, de 23 anos, Félix, de 20, Henrik, de 13, e Atena, de 10 anos, passam a poder usar apenas os títulos de condes e condessa – que pertenciam ao avô, o príncipe Henrik – e o tratamento de Excelência.