A poucos dias da publicação do livro de memórias do duque de Sussex, Spare, que promete conter declarações ‘bombásticas’, o ‘Daily Mail’ destaca uma das revelações mais polémicas. Segundo Harry, William terá implorado ao pai, o atual rei Carlos III, que não se casasse com Camilla.
“Pouco depois das nossas reuniões privadas com ela, Camilla começou a desenvolver uma estratégia a longo prazo, uma campanha, tendo em vista o casamento e, com o passar do tempo, a Coroa (com a aprovação do nosso pai, supusemos)”, revela o duque de Sussex no seu livro de memórias.
“Começaram a surgir histórias nos jornais sobre as conversas dela com o Willy [William], histórias com muitos detalhes, e nenhuma delas veio do meu irmão, obviamente”, acrescenta.
Nesse capítulo, Harry acaba por revelar que tanto ele como William “imploraram” ao pai, na altura príncipe de Gales, para que não se voltasse a casar após a morte da mãe, a princesa Diana, com medo de que Camilla se tornasse numa “madrasta má”. No livro, Harry relembra um momento em particular. “Lembro-me de me questionar se ela seria cruel comigo. Como seria se ela fosse como todas as madrastas maldosas das histórias”, escreve.
Assim, antes de pedir à população do Reino Unido que aceitasse Camilla, o atual monarca tentou conquistar os filhos e fazê-los mudar de ideias. Mais tarde, o duque afirma que, no final, tanto ele como o irmão mais velho aceitaram a agora rainha consorte.