Se o príncipe Harry já não gozava de um alto nível de popularidade entre os britânicos, o lançamento do seu novo livro de memórias, Na Sombra, só veio reforçar essa realidade. O lançamento da obra na última semana, assim como as entrevistas que deu para a promover, colocaram o duque de Sussex no centro das atenções dos britânicos, mas longe das suas preferências.
De acordo com a mais recente sondagem da YouGov, 21% dos britânicos acredita que a principal motivação para o lançamento do livro foi a necessidade de Harry poder “contar o seu lado da história”. No entanto, quase o dobro (41%), considera que o príncipe o fez apenas para ganhar dinheiro.
Além disso, Harry reúne agora menos de um quarto de aprovação entre os britânicos (24%), enquanto 68% têm uma opinião negativa sobre o duque de Sussex. Mas não é o único membro da família real a sofrer alterações nos níveis de popularidade. Até ao ano passado, e apesar de existirem sempre oscilações nos valores, o ‘top3’ dos favoritos entre a realeza era sempre composto pela rainha Isabel II, pelo príncipe William e por Kate, exatamente por esta ordem. Com a morte da monarca, esperava-se que o neto ‘subisse’ ao primeiro lugar e a mulher ficasse em segundo, mas não foi o que aconteceu.
De acordo com o YouGov, a figura da realeza que apresenta maior preferência entre os britânicos atualmente é a princesa Ana, a única filha de Isabel II, com uma percentagem de favoritismo de 72%, conseguindo mais 2% que o sobrinho, William, e mais quatro que Kate, que obteve 68% de aprovação. Desta forma, os príncipes de Gales mantêm os segundo e terceiro lugares numa lista encabeçada pela tia, que parece ter sido dos poucos elementos da família a escapar a polémicas nos últimos tempos.
Já o rei Carlos III aparece em quarto lugar, com 62% de aprovação entre os britânicos, enquanto a rainha Camilla obteve apenas o sexto lugar, encontrando-se na segunda metade da tabela e reunindo 46% de aprovação.
De salientar que em último lugar, e devido a toda a polémica que o tem envolvido nos últimos anos encontra-se o príncipe André, com apenas 7% de aprovação, e antes deste está Meghan, com 22% de aprovação.