No passado dia 9 de novembro, os reis Carlos III e Camilla estiveram em Yorkshire, onde passearam pela zona de Micklegate Bar, quando um jovem que se encontrava entre um grupo de pessoas que se tinha juntado para ver passar os monarcas começou a gritar, em protesto. “Este país foi construído com sangue e escravatura”, dizia, enquanto atirava ovos a Carlos III e Camilla.
Ainda que se encontrasse no meio da multidão, a polícia atuou rapidamente e conseguiu detê-lo, tendo-o imobilizado no chão. Mesmo depois da intervenção da polícia, o jovem, Patrick Thelwell, continuou a gritar, tendo a multidão que se encontrava no local respondido a esta ação entoando o hino nacional, “God Save the King”. Apesar das tentativas, Thelwell não conseguiu atingir nem o monarca nem a rainha consorte.
O jovem de 23 anos declarou-se inocente e foi libertado sob fiança. Segundo avançado pelo ‘The Independent’, Patrick insiste que o ato foi “necessário” e que fazia parte do seu “protesto contra o establishment”. O jovem encontra-se a aguardar pelo veredito do tribunal, com data prevista para dia 14 de abril.