A Casa Real da Bélgica anunciou na tarde desta terça-feira, dia 24 de janeiro, que a princesa herdeira Elisabeth, de 21 anos, vai viajar com a mãe, a rainha Mathilde, para o Egito, naquela que será a sua primeira viagem oficial ao estrangeiro, uma deslocação que acontece entre os próximos dias 14 e 16 de março.
No entanto, esta não é a primeira viagem que a duquesa de Brabante faz para fora do país acompanhando a mãe. Em junho de 2019, a herdeira do trono belga esteve com a rainha Mathilde no Quénia. A monarca deslocou-se até àquele país numa viagem de cooperação, na qual a filha apareceu de surpresa, não sendo, para Elisabeth, uma viagem oficial, como aquela que acontecerá já em março.
Com esta visita oficial, a rainha e a princesa herdeira vão assinalar vários aniversários celebrados entre 2022 e 2023: o 200º aniversário da decifração dos hieroglifos pelo filólogo Jean-François Champollion, o 125º aniversário do surgimento da egiptologia belga, o centenário da descoberta do túmulo de Tutankhamon e da visita da rainha Elisabeth da Bélgica ao país, assim como o 75º aniversário da morte de Jean Capart, conhecido por muitos como o ‘pai da egiptologia belga’.