Esta terça-feira, dia 24 de janeiro, um porta-voz do Palácio do Príncipe do Mónaco revelou em comunicado ao ‘Monaco Matin’ que o príncipe Alberto testou positivo para a Covid-19. A Casa Real adiantou ainda que o soberano, de 64 anos, não apresenta sintomas e está a trabalhar a partir de casa.
Por esse motivo, o príncipe viu-se obrigado a cancelar as suas aparições nas comemorações do Dia de Santa Devota, que se realizam nas próximas quinta e sexta-feira, dias 26 e 27 de janeiro.
Acontece que a princesa Charlene celebra o seu 45º aniversário esta quarta-feira, dia 25 de janeiro, e até ao momento a Casa Real não adiantou se também está infetada com Covid-19, pelo que não é possível saber se passará esta data em isolamento. Sabe-se que Charlene não se juntou ao marido e aos filhos gémeos, os príncipes Jacques e Gabriella, de oito anos. no 45º Festival Internacional de Circo de Montecarlo, que se realizou no último domingo, dia 22 de janeiro.
De recordar que, no último ano, a princesa não deverá ter celebrado o seu aniversário no Principado, uma vez que ainda se encontrava numa clínica na Europa, a recuperar da infeção grave que contraiu em 2021. Nesse ano, Charlene esteve seis meses na África do Sul em tratamentos para a infeção de ouvidos, nariz e garganta que sofreu – e devido à qual se submeteu a três operações – e continuou a sua convalescença numa clínica já em solo europeu. Agora, a princesa afirma que se sente “muito melhor hoje, do que nos últimos anos”. “Sinto menos dor e muito mais energia. Continuo a recuperar, a reequilibrar-me. Ainda vai demorar, mas estou feliz“, referiu recentemente numa entrevista.
Recorda-se que o príncipe Alberto foi o primeiro Chefe de Estado a contrair Covid-19 no início da pandemia, em março de 2020, tendo ainda testado positivo pela segunda vez em abril de 2022.