O príncipe Pavlos da Grécia já está de volta a Nova Iorque, onde reside desde 2017, depois de ter passado mais uns dias em Atenas após o funeral do seu pai, o rei Constantino. A família real vive agora um período de luto que se prolonga durante 40 dias, após os quais se celebra outro serviço religioso em memória do falecido monarca.
A cerimónia acontecerá no próximo dia 19 de fevereiro, após a Divina Liturgia na Catedral Metropolitana de Atenas, à qual se segue outro ato que decorrerá no palácio de Tatoi, onde foi sepultado o rei e onde estão também enterrados os seus pais, os reis Pavlos e Frederica.
Estas celebrações deverão voltar a reunir a família real grega – da qual faz parte a rainha Sofía de Espanha, que era a irmã mais velha de Constantino -, que se juntará novamente em Londres, onde decorrerá, mais tarde, outro serviço religioso, no qual poderão estar presentes todos aqueles que não tiveram oportunidade de assistir ao último adeus ao rei dos gregos. A cidade não foi escolhida ao acaso, uma vez que foi na capital inglesa que os reis Constantino e Ana Maria viveram durante a maior parte do seu exílio, pelo que a família residiu ali durante largos anos.
De recordar que o último rei da Grécia morreu no passado dia 10 de janeiro, aos 82 anos, num hospital da capital do país.