A família do rei Constantino da Grécia já começou a chegar a Atenas para o segundo funeral do antigo monarca, que se celebra este sábado, dia 18, na capital grega. Esta cerimónia, que decorre 40 dias após a morte do rei, contará apenas com familiares mais próximos de Constantino, não sendo por isso esperada a presença de altas figuras da realeza europeia que estiveram presentes anteriormente, nem sequer o rei Felipe VI de Espanha, que era sobrinho de Constantino.
Quem já chegou a Atenas foi a rainha Sofía de Espanha, irmã mais velha do antigo rei grego. De acordo com a Vanitatis, fonte próxima da família real informou que a rainha emérita viajou esta quarta-feira, dia 15, para o seu país de origem, onde ficará durante os próximos dias com a família.
Com a antiga rainha de Espanha estarão a sua irmã mais nova, a princesa Irene, e as filhas, as infantas Elena e Cristina. Desde a morte do irmão, e como manda a tradição, a rainha Sofía tem aparecido em público sempre vestindo de luto, uma ‘obrigação’ que termina este sábado com o segundo funeral. Também o príncipe herdeiro Pavlos da Grécia e a mulher, Marie-Chantal, chegaram esta quarta-feira à capital grega.
A celebração vai decorrer, tal como a anterior, na Igreja Metropolitana de Atenas, pelas 11h (hora local). Posteriormente, a família real grega organizou um encontro no qual marcarão presença apenas os familiares e amigos mais próximos de Constantino.
De recordar que Constantino II da Grécia morreu no passado dia 10 de janeiro, aos 82 anos, tendo o funeral acontecido seis dias mais tarde.