O ano de 2023 será de mudanças para a infanta Sofía. A filha mais nova dos reis de Espanha celebra 16 anos em abril e no mês seguinte receberá o sacramento do Crisma. No entanto, é no final de agosto que acontece a mudança mais drástica na sua vida até aos dias de hoje: Sofía vai seguir os passos da irmã, Leonor, e mudar-se para o País de Gales para estudar no UWC Atlantic College.
As duas irmãs não vão coincidir no internato, uma vez que a princesa das Astúrias termina o seu percurso escolar já no próximo mês de junho. Depois das férias de verão, Sofía chegará ao Reino Unido a 29 de agosto, tal como todos os alunos do primeiro ano, que terão então uma semana de adaptação até começarem as aulas, a 5 de setembro.
A partir desse momento a infanta passará a residir no St. Donat’s Castle, um castelo do século XII situado perto do Canal de Bristol. Sofía vai partilhar quarto com outras três estudantes, oriundas de países diferentes e com realidades bem distintas da sua.
Uma das grandes apostas do colégio é, além das disciplinas obrigatórias, em atividades extracurriculares viradas para o desporto, artes e serviço à comunidade. Entre as propostas existentes, a infanta pode optar por limpar e melhorar o passeio marítimo, perceber como é trabalhar numa ONG e como se angariam fundos, ou trabalhar na New4You, uma iniciativa estudantil que consiste numa loja de artigos em segunda mão, composta por doações feitas pelos alunos.
Entre as opções disponibilizadas, Sofía pode ainda ajudar a equipa de jardinagem do colégio ou apanhar frutas e legumes, que são depois cozinhadas para toda a comunidade educativa. Já num ramo mais digital, a jovem infanta poderá decidir fazer parte da unidade de ‘big data’, que tem como objetivo fazer ver aos alunos o papel importante dos dados (e da sua proteção) num mundo que é cada vez mais tecnológico.
Já no âmbito desportivo, Sofía pode optar por praticar Tai-Chi, zumba, floorball, ténis, basquetebol, box, karaté ou calistenia, entre outros desportos disponibilizados pelo colégio. Por fim – e caso pretenda conhecer um pouco mais sobre a profissão que a mãe, a rainha Letizia, tinha antes de integrar a família real – poderá fazer parte do jornal da escola e “trabalhar” como jornalista.
Quando chegar ao colégio, Sofía vai encontrar algumas zonas restauradas. Uma das residências para os estudantes sofreu obras recentemente para melhorar a cozinha comunitária e os dormitórios, que são agora mais acolhedores e com casas de banho renovadas.
De recordar que foi no passado dia 6 de fevereiro que os reis de Espanha anunciaram que Sofía seguiria os passos da irmã e também iria estudar neste internato, no País de Gales. “Suas Majestades os Reis anunciam que Sua Alteza Real a Infanta Sofía, tal como a Princesa das Astúrias, vai integrar o programa de estudos da instituição de Colégios do Mundo Unido UWC Atlantic College do País de Gales, Reino Unido”, começava por dizer o comunicado.