A rainha Margarida da Dinamarca foi operada às costas esta quarta-feira, dia 22, uma intervenção que correu bem, tal como informou a Casa Real, mas que obrigará a monarca a um período de repouso prolongado.
A soberana dinamarquesa, de 82 anos, encontra-se “bem”, mas ainda está internada no Rigshospitalet, em Copenhaga, pelo que desde o dia da operação é o príncipe herdeiro Frederico quem assumiu a regência. No entanto, tanto o príncipe como a mulher, a princesa Mary, vão estar em visita de Estado à Índia a partir deste sábado, dia 25 de fevereiro, pelo que será a princesa Benedita, a irmã mais nova da rainha, de 78 anos, quem assumirá a Chefia de Estado.
De recordar que, no próprio dia da cirurgia, a Casa Real emitiu um comunicado onde referia que a rainha se encontrava bem.“Sua Majestade a Rainha foi submetida hoje a uma extensa cirurgia às costas no Rigshospitalet, em Copenhaga. A operação correu conforme o planeado e a condição de saúde da rainha é boa e estável, dadas as circunstâncias. A rainha continuará hospitalizada no Rigshospitalet e, depois, espera-a um período mais extenso de convalescença e reabilitação”, referia o comunicado, explicando ainda que, enquanto estiver a recuperar, Margarida não irá participar em quaisquer atos oficiais.