
Foto FR
Rodeado pela família num dia especial para o Reino Unido, Carlos III assinalou o seu primeiro Dia da Commonwealth enquanto rei, a dois meses da sua coroação, que terá lugar a 6 de maio na Abadia de Westminster, em Londres.
Celebrado esta segunda-feira, 13 de março e sob o lema ‘Formar um futuro comum sustentável e pacífico’, os Windsor marcaram presença numa cerimónia realizada na Abadia de Westminster, que teve ainda mais importância este ano por ser a primeira vez que Carlos assiste enquanto rei, lugar que assumiu depois da morte da mãe, Isabel II, em setembro último.
O rei contou com o apoio do filho mais velho, o príncipe herdeiro William, e a mulher, Kate Middleton, o príncipe Eduardo e a mulher, Sophie Rhys-Jones, que receberam recentemente o título de duques de Edimburgo, e da princesa Ana e o marido, Sir Timothy Lawrence. Por último, conforme dita o protocolo, Carlos III entrou na Abadia acompanhado da mulher, Camilla.
Neste dia especial, Carlos III não deixou de mencionar o papel da falecida monarca e da sua luta pela união da Commonwealth: “O Dia da Commonwealth foi uma ocasião que a minha mãe, a falecida Rainha, estava particularmente orgulhosa. Esta é uma oportunidade preciosa para celebrar a nossa família Commonwealth, a cujo serviço ela dedicou sua longa e notável vida”, referiu o soberano. “A Commonwealth tem sido uma constante na minha vida, mas a sua diversidade continua a surpreender-me e inspirar-me”, acrescentou Carlos III
Vejas as imagens e o cumprmento maori do Rei Carlos III antes da actuação do Ngāti Rānana London Māori Club, que tem como premissa promover a cultura Maori dos neozelandeses que vivem no Reino Unido e de todos os que se mostrem interessados nas suas tradições.
Fotos DR