É já a partir do próximo mês de setembro que a princesa Leonor dará início ao treino militar na academia dos três exércitos espanhóis. Esta nova etapa terá a duração de três anos e seguir-se-á ao término do ensino secundário da princesa no UWC Atlantic College, em Londres.
“Como em todas as monarquias parlamentares [o herdeiro] tem de ter um passado militar e uma carreira militar”, referiu Margarita Robles, ministra da Defesa espanhola. Assim, numa primeira instância, a princesa vai passar o seu primeiro ano na Academia Geral Militar do Exército de Saragoça. Mais tarde, ingressará na Escola Naval de Marín, em Pontevedra. Para terminar, no seu terceiro ano irá ingressar na Academia Geral da Aeronáutica de San Javier, em Murcia.
Ora, além de seguir os passos do pai, a primogénita dos reis de Espanha traçará um caminho semelhante ao de outras princesas europeias. Elisabeth da Bélgica, Ingrid Alexandra da Noruega, Amalia dos Países Baixos, Victoria da Suécia e Mary da Dinamarca são alguns dos nomes reais femininos que também passaram pela formação militar.
Elisabeth terá iniciado este processo em 2020, na Real Academia Militar de Bruxelas, com provas teóricas mas também físicas. A jovem deixou à vista de todos que o papel de líder lhe surge com muita naturalidade.
Também Ingrid Alexandra teve um percurso notável nas Forças Armadas, superando-se por diversas vezes. Chegou, inclusive, a praticar primeiros socorros e a conduzir em terreno montanhoso.
Já Amalia da Holanda teve a oportunidade de conhecer as três vertentes das Forças Armadas do país e chegou a conduzir um tanque, bem como a realizar um voo experimental.
Veja as imagens, na galeria!