
Vestidos impecavelmente em azul real, o rei Carlos III e a rainha consorte surgem próximos e sorridentes, numa atitude confiante e cúmplice, no novo retrato oficial partilhado pela casa real. Esta fotografia surge na mesma altura em que o Palácio de Buckingham confirma que Camilla será rainha e que receberá o título após a coroação, deixando, assim, cair o “consorte”.
“Fazia sentido referirmo-nos à Sua Majestade como a rainha consorte nos primeiros meses do seu reinado, para a distinguir da rainha Isabel II. Mas a coroação é o momento certo para começar a usar oficialmente o título de rainha Camilla”, explicou uma fonte da casa real.
Na verdade, o convite da coroação, feito à imagem de Carlos III, com diferentes motivos florais e botânicos, já fazia antever esta mudança de título, já que nele se pode ler “a coroação de Suas Majestades rei Carlos III e rainha Camilla”.

Esta mudança, outrora impensável, marca aqui uma tomada de posição por parte do rei, que, segundo fontes oficiais, vê a atribuição do título de rainha como uma questão de honra. “Sendo ele o rei, Carlos acredita que a sua mulher deve ser a rainha”, disse a mesma fonte. Além disso, também é uma forma de muitos ingleses começarem a olhar para Camilla de outra maneira, reconhecendo-lhe o papel e a importância que tem na monarquia britânica.