
Foto Arquivo Caras
A primeira vez que Letizia e Felipe não celebraram esta quadra religiosa nas Baleares foi em 2020, por causa das restrições da pandemia Covid-19. O cenário repetiu-se em 2021 e pelos mesmos motivos. A verdade é que parece que, à boleia da pandemia, os Reis de Espanha quebram a tradição e não celebram a Páscoa em Palma de Maiorca de novo, assim como não o fizeram no ano passado.
Antes de Letizia e Felipa subirem ao trono, o que aconteceu em 2014, era normal ver vários membros da família real na tradicional missa de Páscoa, celebrada em Palma de Maiorca. No entanto, com o divórcio dos duques de Lugo, a prisão de Iñaki Urdangarin e, mais recentemente, a mudança do rei emérito, Juan Carlos, para Abu Dhabi, o número de elementos da família real a marcar presença neste serviço religioso foi diminuindo ao longo do tempo. No ano passado só a rainha emérita Sofia asssitiu à missa.
Por isso mesmo, aguardava-se com expetativa para saber se Letizia e Felipe VI, voltavam ao Palácio de Marivent, em Maiorca, onde também é costume passarem parte das férias de verão, na companhia das filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofia.
Aliás, era nas tradicionais férias de verão que Sofia e Juan Carlos costumavam reunir os três filhos, Felipe, Elena e Cristina, com os respetivos companheiros e filhos. Um cenário que mudou drasticamente depois da prisão do ex-marido da infanta Cristina, Iñaki Urdangarin e o corte de relações entre o atual rei e o ex-cunhado. Entretanto, no início de 2021, os duques de Lugo separaram-se ao fim de 25 anos de casamento, depois da traição traição do antigo jogador de andebol com Ainhoa Armentia, uma colega de trabalho, se ter tornado pública com a publicação das fotos de um passeio na praia a dois.
E a tradicional foto da família real espanhola em Palma de Maiorca não mais se voltou a repetir.