Na véspera da coroação de Carlos III de Inglaterra, a filha mais velha dos reis Guilherme e Máxima, a princesa Amalia, será recebida no Palácio de Buckingham. A notícia foi confirmada pela própria Casa Real dos Países Baixos, que adianta que a herdeira do trono holandês estará acompanhada pela avó paterna, a princesa Beatriz.
Amalia, de 19 anos, e a avó irão representar a família real holandesa na receção que Carlos e Camilla oferecem na véspera da coroação, já que os reis Guilherme e Máxima têm nesse dia um compromisso no seu país, o concerto do Dia Nacional da Libertação, que comemora o fim da ocupação alemã em 1945. No dia seguinte, estarão ambos logo de manhã na cerimónia de coroação que acontece na Abadia de Westminster, em Londres, onde se juntarão a outros representantes de casas reais europeias, nomeadamente Felipe e Letizia de Espanha, Alberto e Charlene do Mónaco, Carlos Gustavo da Suécia com filha mais velha, Victoria, os príncipes Frederico e Mary de Dinamarca e ainda Haakon e Mette-Marit da Noruega.
Não é uma completa estreia para Amalia num evento internacional que reúne representantes da realeza desde que atingiu a maioridade, já que em junho do ano passado esteve na festa do 18.º aniversário da princesa Ingrid da Noruega, onde estiveram também Leonor de Espanha, Elisabeth da Bélgica, Estelle, filha de Victoria da Suécia, e ainda Charles do Luxemburgo.
Este tem sido um ano complicado para a princesa de Orange, que tem passado muito tempo recolhida no Palácio de Huis ten Bosch, em Haia, e vigiada depois de ter sido alvo de ameaças da máfia que a impediram de concretizar o sonho de viver sozinha em Amesterdão, onde iniciou em setembro os estudos universitários nas áreas de Política, Psicologia, Direito e Economia depois de um ano sabático.