O valioso presente que o Papa Francisco ofereceu a Carlos III pela sua coroação é único e especial e deixou todos surpreendidos. O papa presenteou o monarca com dois fragmentos de madeira que, de acordo com o Vaticano, foram extraídos da cruz em que Jesus foi crucificado. Estes dois pedaços de madeira, de cinco e dez milímetros, farão parte da cerimónia de dia seis de maio, já que foram integrados na cruz processional que será usada na coroação.
Esta cruz, a Cruz de Gales, foi um presente oferecido pelo rei Carlos III à igreja do País de Gales, para assinalar o seu centenário em 2020, e será ela a liderar a procissão de coroação, na Abadia de Westminster, em Londres. Feita de prata reciclada da Casa Real da Moeda e madeira de uma árvore derrubada pelo vento e não cortada pelo homem, é um objeto com um valor muito especial e simbólico para Carlos III. Valor esse que acabou de aumentar, com o presente do Papa Francisco.
“Num gesto ecuménico significativo, a Cruz de Gales incorporará uma relíquia da Verdadeira Cruz, um presente pessoal do papa Francisco a Sua Majestade, o rei, para marcar a coroação”, disse a Igreja do País de Gales. Este presente é visto pelos especialistas como extremamente simbólico, uma vez que representa o apoio do Vaticano ao novo rei.