Os reis Felipe VI e Letizia ofereceram um almoço no Palácio Real de Madrid esta quarta-feira, dia 26 de abril, em honra do presidente do Brasil, Lula da Silva, e da primeira-dama, Rosângela da Silva, que iniciaram na segunda-feira a primeira visita a Espanha desde que Lula foi reeleito presidente do Brasil, no passado mês de novembro.
Esta visita do presidente brasileiro acontece 20 anos depois da sua primeira viagem de Estado a Espanha na qualidade de Chefe de Estado do Brasil, em setembro de 2003, tendo sido, naquela altura, recebido pelos reis Juan Carlos e Sofía, acompanhados pelo então príncipe Felipe, pela infanta Elena e por Iñaki Urdangarin, assim como por José María Aznar, que era então primeiro-ministro.
Para a ocasião, a Letizia optou por um visual composto por uma blusa branca de mangas compridas abalonadas, com ombros definidos, punhos marcados e decote redondo, uma peça que completou com uma saia midi esvoaçante, da mesma cor e com abertura frontal. A rainha já tinha usado este mesmo visual durante a manhã, quando participou numa conferência sobre tabagismo.
Já a primeira-dama brasileira também optou pelo branco como cor central do seu visual, conjugando um blazer desta cor com uma saia plissada azul e sandálias douradas.
No início do almoço, o rei recordou o recente encontro com Lula no passado dia 1 de janeiro, em Brasília, por ocasião da sua tomada de posse, bem como a já mencionada visita que o presidente fez em 2003, numa altura em que o político brasileiro recebeu o Prêmio Príncipe das Astúrias para a Cooperação Internacional, que lhe foi entregue pelo então príncipe Felipe. O soberano não poupou elogios ao Chefe de Estado brasileiro, sublinhando “a sua franqueza, a sua força e a sua contribuição para a grandeza do Brasil”.