Está tudo preparado para a Coroação de Carlos III, que acontece no próximo sábado, dia 6 de maio, numa cerimónia solene na Abadia de Westminster, em Londres, em conjunto com a rainha Camilla. O soberano, de 73 anos, será coroado numa cerimónia que contará com dois mil convidados e onde receberá a coroa, o ceptro e a orbe, símbolos do seu reinado na Grã Bretanha e nos países da Commonwealth.
Na imprensa internacional, muito se tem falado sobre os preparativos para este grande evento, incluindo os detalhes que rodeiam esta ocasião, como por exemplo os relacionados com os emblemas do novo rei e o próprio convite para a Coroação, onde ficou confirmado que Camilla deixará de usar o título de consorte.
O convite para a Coroação é da autoria de Andrew Jamieson, um artista e iluminador de manuscritos, cuja obra é inspirada em temas da lenda do rei Artur. Pintado à mão a aguarela e guache, foi impresso em cartão reciclado, com detalhes em dourado. O motivo central da pintura é o Homem Verde, uma figura do folclore britânico, símbolo da primavera e do renascimento, para celebrar o novo reinado.
O conjunto de flores silvestres que se vê no rebordo do convite é composto por lírios do vale, rosas, jacintos e alecrim, junto a animais como abelhas, uma borboleta e uma joaninha.
O escudo da Coroação do rei Carlos III também chamou a atenção por ser diferente do escudo de armas habitual do monarca britânico, que também é usado como brasão nacional na Grã Bretanha e que estará presente em todas as celebrações que decorrem este mês pelo país.
O emblema é uma homenagem da paixão do rei pela natureza, representando a flora das quatro nações do Reino Unido, a rosa de Inglaterra, o cardo da Escócia, o narciso de Gales e o trevo da Irlanda do Norte. Juntas, as quatro flores criam a forma de uma coroa de Santo Eduardo, que será aquela com que o rei vai ser coroado no próximo dia 6. O emblema foi desenhado em vermelho, branco e azul, as cores da bandeira britânica.
Este escudo é muito diferente daquele que figura no convite, onde aparecem os escudos das nações que compõem o Reino Unido, acompanhados de um leão e um unicórnio.
O escudo oficial da coroação estará presente antes, durante e depois dos eventos, que decorrem no fim de semana de 6 a 8 de maio.