Os reis Guilherme e Máxima da Holanda estiveram numa das celebrações mais relevantes do país. Todos os anos o país fica de luto para recordar as vítimas da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, numa cerimónia presidida pelos soberanos, que foram os primeiros a colocar uma oferenda floral na praça Dam, em Amesterdão.
O primeiro ato como este aconteceu em 1945, na mesma praça, e desde então tornou-se uma tradição. A partir das 18h todas as bandeiras do país colocam-se a meia haste e meia hora mais tarde tem início a Marcha do Silêncio, que vai de Stadhuisplein até à praça Dam.
Antes da cerimónia foi possível ver os reis chegar ao Palácio Real de Amesterdão, situado na praça. Máxima exibia um visual totalmente em preto, composto por um casaco comprido, collants e sapatos de salto, um ‘look’ com o qual mostra respeito por todos aqueles que foram afetados pela guerra.
Para completar, acrescentou apenas um elemento com cor: uma pregadeira que levava no casaco, de pérolas, rodeada de brilhantes, com uma forma que se assemelhava a uma flor, e que combinava com os brincos, também de pérolas.
Além disso, a rainha acrescentou ainda algumas joias, como pulseiras de brilhantes e um anel com uma grande pérola ao centro.
Veja as imagens na galeria!