![O reencontro de Sofia e Juan Carlos de Espanha, em Amã, onde passaram a lua-de-mel em 1962](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2023/06/230603_52943777545_677b60dadb_k-640x960.jpg)
Foto Royal Hashemite Court
A última vez que os pais de Felipe VI assistiram juntos a um casamento foi a 19 de outubro 2019, em Maiorca, na boda do tenista Rafael Nadal e Mery Perelló. Desde então, a mãe do rei de Espanha assistiu a vários casamentos sozinha, como foi o caso do seu sobrinho, Philippos da Grécia, com Nina Flohr, em outubro de 2021. Por isso, o reencontro de Sofía e Juan Carlos de Espanha, em Amã, onde passaram a lua-de-mel em 1962, foi surpreendente.
A viver em Abu Dabi desde o verão de 2020, para onde se retirou depois do escândalo de corrupção e das revelações da sua amante, Corinna Larsen, o Juan Carlos vive uma vida independente da rainha emérita, Sofía. No entanto, sempre que a agenda e a sua condição social o exige, os reis eméritos reúnem-se e surgem juntos como qualquer casal. Foi assim no funeral da rainha Isabel II, em setembro de 2022, e também no funeral do rei Constantino da Grécia, irmão de Sofía, em janeiro último. Agora, o motivo do reencontro foi mais feliz e no msmo local onde Juan Carlos e Sofía passaram a sua lua-de-mel, em 1962.
Em Amã, onde assistiram juntos ao casamento do filho mais velho dos reis da Jordânia, o príncipe Hussein, com Rajwa Al Saif. Como se nada fosse, o casal assumiu o seu papel e manteve-se sempre lado a lado ao longo de toda a cerimónia religiosa e banquete.
Despercebida não passou a fragilidade do pai do rei Felipe VI, que em vários momentos teve de recorrer a uma cadeira de rodas para se deslocar, sempre acompanhado por um funcionário da sua confiança.
Por seu lado, a rainha emérita Sofía mostrou-se muito elegante num vestido rosa trabalhado na parte de cima e uma saia de folhos. Como joias, a mãe de Felipe VI escolheu uma gargantilha de safiras e diamantes, que combinou com brincos e alfinete de peito.
Sofía e Juan Carlos foram recebidos de forma muito afetuosa por Rania e Abdullah II, os reis da Jordânia.