Quase dois meses depois de terem sido coroados na Abadia de Westminster, em Londres, Carlos III e Camilla receberam as Honras da Escócia, uma espécie de segunda coroação que teve lugar na catedral de St Giles, em Edimburgo. A nação mais setentrional das quatro que compõe o Reino Unido presenteou o monarca com as joias da coroa escocesa, das quais fazem parte uma coroa, um cetro e uma espada feitos de ouro, prata e pedras preciosas, sendo as mais antigas da Grã-Bretanha. Simbolicamente, Kate e William estiveram sempre ao lado dos reis, um vez que são os herdeiros ao trono, demonstrando, assim, a continuidade que se pretende que haja na família real inglesa.
Neste dia tão importante, foram muitas as pessoas que se juntaram ao longo da rua Royal Mile, em Edimburgo, para poderem assistir à procissão real que partiu do Palácio de Holyroodhouse para a Catedral. O rei, a rainha e o príncipe William usaram os mantos da Ordem do Cardo, a mais alta honraria e a segunda mais importante do Reino Unido, a seguir à Ordem da Jarreteira. Já Kate destacou-se com o seu casaco cintado da autoria de Catherine Walker e um toucado Phillip Treacy.
Recorde-se que, na Escócia, os príncipes de Gales são tratados como Duques de Rothesay, título que é inerente aos herdeiros do trono escocês e que, desde a união com a Inglaterra, também é atribuído aos herdeiros do trono britânico.