As contas de Letizia e Felipe VI, relativas ao ano 2022, tiveram balanço positivo. Foi a Casa do Rei a publicar os valores, nos quais se observa uma poupança de 273.643 euros. Nesse sentido, o saldo das suas contas, maioritariamente depósitos bancários, passou de 5,8 milhões de euros, em 2021, para 6,05 milhões.
Como forma de marcar o seu reinado pela transparência no que à gestão de contas diz respeito, Felipe VI faz questão de esclarecer como é gasto o dinheiro. Os gastos do palácio são auditados pela Intervenção Geral do Estado, de modo a garantir a sua legitimidade.
Em 2022, a Casa do Rei terá recebido 8,43 milhões de euros de dinheiros públicos, conforme tinha acontecido no ano anterior. Este dinheiro é, posteriormente, gasto pelo rei da forma que entender ser mais benéfica para a sua administração.
Cerca de metade deste valor, 4,02 milhões de euros, destinam-se a gastos com os funcionários da família real. Quanto aos ganhos dos membros da realeza, 517.854 euros foi o que o rei recebeu, enquanto que Letizia terá ficado com 142.402 euros. Por outro lado, a rainha Sofía recebeu 116.525 euros.
O rei emérito, Juan Carlos, não recebe qualquer valor, ao contrário de outros membros da realeza, pelo facto de ter estado envolvido em vários escândalos financeiros. Em 2020, o rei Felipe decidiu deixar de atribuir qualquer remuneração ao pai.
De recordar que, por esta altura, os reis deverão estar a desfrutar das férias de verão em família, após uma passagem por Maiorca. Quanto ao destino, ainda não se sabe, mas Felipe e Letizia gostam de optar por locais fora de Espanha. Apesar disso, na próxima quinta-feira, terão de acompanhar Leonor no primeiro dia da academia militar, pelo que é provável que não tenham viajado para longe.