A atravessar um período turbulento, com várias notícias a apontar uma possível crise no casamento, pode dizer-se que Meghan e Harry conseguiram uma vitória ao verem confirmada a alegação de que foram vítimas de racismo: seis polícias britânicos foram acusados de escrever mensagens de teor racista, e os duques eram dois dos visados nessa troca de opiniões.
A acusação chega na sequência de uma investigação da BBC, que denunciou um grupo de Whatsapp no qual vários agentes trocavam mensagens polémicas. Entre elas estavam, por exemplo, comentários racistas sobre o governo de Ruanda ou mensagens em tom jocoso acerca de tragédias.
Entre as várias piadas de mau gosto, foram encontradas algumas sobre Harry e Meghan. Comentários que vieram comprovar a existência de racismo de que o casal se queixou em várias ocasiões. Nesse sentido, os seis polícias acusados terão de se apresentar em tribunal, em Westminster, no próximo dia 7 de setembro.
A acusação aplica-se a “mensagens racistas extremamente ofensivas” veiculadas “através de comunicação pública”. Um responsável da polícia britânica diz que os agentes em causa “estão conscientes dos danos que o mau comportamento pode causar na nossa relação com as comunidades que servimos” e acrescentou que, apesar do impacto da investigação, esta mostra que este tipo de comportamento não passa impune na instituição: “Reconheço que os anúncios sobre o resultado das nossas investigações possa causar mais preocupação pública, mas espero que demonstre o nosso compromisso absoluto de investigar qualquer comportamento corrupto e abusivo“.
A vitória numa fase instável
Além dos rumores de crise na relação, Harry e Meghan não vivem uma fase tranquila. Desde que se afastaram dos deveres reais e se estabeleceram nos Estados Unidos, têm enfrentado vários obstáculos.
Em primeiro lugar, os dois têm visto fracassar alguns projetos profissionais, como a parceria milionária que tinham com o Spotify. Depois, a inserção no mundo de Hollywood não parece estar a ser fácil. De acordo com Mitchell Jackson, especialista em talentos e famosos, a “bagagem demasiado pesada” de Harry é um dos motivos para que o casal encontre alguma resistência.
Jackson acredita ainda que o casal enfrenta “sérios problemas” causados pelos seus egos individuais, bem como pela recusa em pedir ajuda. E defende que Meghan parece fingir não ver a situação, enquanto Harry poderá pondera resignar-se e ponderar a hipótese de regressar à família real. Como se compreende, este desfecho nunca teria a concordância da ex-atriz.