Sob o olhar divertido da infanta Sofia, e emocionado de Letizia, Felipe VI recorda entrada na Academia Militar há 38 anos e dá três importantes conselhos à filha, a princesa Leonor, que ingressou ontem, 17 de agosto, na Academia Militar de Saragoça para dar início à sua formação e preparação enquanto futura rainha de Espanha.
“Todos nós temos boas recordações desse dia. E, logicamente, ver a leonor a vivê-lo é emocioante e damos-lhe todo o nosso apoio para viver estes primeiros dias que são duros. Mas vai superá-los com força, paciência, esforço e ilusão”, confessou o rei de Espanha aos jornalistas que acompanharam este momento tão importante na vida da futura rainha de Espanha. Questionado por uma jornalista se tinha dado algum conselho especial à filha, sorridente, Felipe VI revelou: “Muitos!”
E realçou depois os três mais importantes: “que esteja muito atenta”, “que se deixe aconselhar”, e “que siga também os conselhos dos seus companheiros e companheiras”. Conselhos que, segundo o rei, “são muito importantes todos os dias, mas especialmente nos primeiros.”.
No final, Leonor despediu-se do pai com um carinhoso abraço e beijo, assim como da mãe, que não escondeu a emoção, e da irmã. De seguida, a Princesa das Astúrias, que optou por um visual descontraído mas já com o cabelo apanhado e sem maquilhagem como mandam as regras da Instituição, agarrou na sua mala e pertences e seguiu sem olhar para trás, provavelmente com medo de ser traída pelas emoções, claramente à flor da pele.