Sofía de Espanha, de 16 anos, Eléonore da Bélgica, de 15, Alexia e Ariane da Holanda, de 18 e 16, respetivamente, Isabella da Dinamarca, de 16, e Sverre Magnus da Noruega, de 17, nunca terão as responsabilidades dos seus irmãos mais velhos, que um dia serão chamados a reinar nos seus países, mas, enquanto filhos mais novos dos atuais reis e príncipes herdeiros dos tronos da Europa, terão sempre um papel a desempenhar, pelo que se estão a preparar para um dia apoiarem os irmãos na difícil tarefa que estes terão, nomeadamente envolvendo-se em causas solidárias.
E se durante a infância os pais quiseram protegê-los ao máximo de obrigações, para que tivessem infâncias o mais normais possível, agora que já estão adiantados na adolescência, Felipe e Letizia de Espanha, Guilherme e Máxima da Holanda, Philippe e Mathilde da Bélgica, Frederico e Mary da Dinamarca e Haakon e Mette-Marit da Noruega fazem questão de lhes dar cada vez mais destaque, em grande parte para que não se sintam inferiorizados em relação aos príncipes herdeiros. Todos muito próximos em idades, tornaram-se jovens responsáveis e à altura de representar as suas famílias nos mais diversos eventos.
Um dos aspetos a salientar é que todas as jovens princesas têm já um estilo muito próprio de vestir quando se apresentam em eventos públicos, sempre elegantes e com um toque clássico, mas também de acordo com as tendências da moda. E numa demonstração de que estão perto da idade adulta, todas elas já se maquilham e usam saltos altos. Quando a Sverre Magnus, no dia a dia tem um estilo desportivo, mas também ele se apresenta em atos oficiais com o maior aprumo.