Depois da princesa Leonor ter saído de casa para estudar na Academia Militar de Saragoça, em meados deste mês, no último fim-des-semana foi a vez da infanta Sofia rumar ao Reino Unido, onde vai estudar no UWC Atlantic College. E nesta última despedida houve outro protagonista, além da filha mais nova de Letiza e Felipe VI. Trata-se de Jan, o amigo de quatro patas da família real espanhola.
À porta dea residência oficial, na Zarzuela, antes mesmo da infanta Sofia entrar no carro que a levou ao areoporto de Barajas, em Madrid, Jan quis despedir-se da amiga. Com a cauda a abanar em claro sinal de alegria, o bonito labrador preto recebeu o carinho de Sofia, que teve tempo ainda para algumas brincadeiras com o seu patudo.
Jan era até agora um morador da residência oficial dos reis de Espanha desconhecido dos media. Havia apenas coonhecimento da existência de um labrador castanho, que recebeu o nome de Sara, e que foi um presentes dos reis de Espanha à flha mais velha, a princesa Leonor, por ocasião da sua Primeira Comunhão, emmaio de 2015.
É possivel que Jan tenha sido também um presente dos pais para a infanta Sofia numa outra qualquer ocasião especial. A verdade é que Jan parece ser muito próximo da filha mais nova de Letizia e Felipe VI que, de repente, ficaram sozinhos em casa a lidar com a síndrome do ninho vazio, um fenómeno que acontece quando os filhos saem de casa e o casal se vê sozinho.