Felipe VI e Letizia enfrentam uma nova etapa na sua vida familiar: dias depois de terem deixado a princesa Leonor, de 17 anos, na Academia Militar de Saragoça, para iniciar três anos de formação militar, os reis de Espanha veem sair a segunda filha de casa. A infanta Sofía, de 16 anos, segue as pisadas da irmã e vai terminar a sua formação pré-universitária no País de Gales.
A casa real espanhola divulgou esta terça-feira as imagens da infanta a despedir-se dos pais e do cão da família, o labrador Jan, no exterior do palácio da Zarzuela antes de seguir viagem. Fotografias informais que mostram pais e filha com roupa casual, todos de ténis, e atitude descontraída. Mas para Letizia e Felipe esta partida provocará com certeza um misto de emoções: por um lado estarão satisfeitos por verem as filhas seguirem sem sobressaltos o caminho que lhes estava destinado, por outro terão de se adaptar à ausência das duas em simultâneo.
Sofía passará dois anos no colégio que a irmã frequentou, o UWC Atlantic College, que vai custar aos pais cerca de 85 mil euros e tem um processo de seleção exigente. A infanta começa as aulas já no dia 5 de setembro e a primeira interrupção letiva deverá acontecer em outubro, uma oportunidade para regressar a Espanha que geralmente coincide com a entrega dos Prémios Princesa das Astúrias. Apesar destes terem o nome de Leonor, toda a família costuma comparecer à cerimónia.