Considerado por muitos o monarca mais elegante do mundo, por culpa do seu estilo clássico e único que beneficia em muito da alfaiataria sofisticada que faz questão de usar, o rei de Espanha tem somado elogios entre os especialistas de moda, sobretudo nos últimos tempos. Contudo, o estilo inconfundível de Felipe VI tornou-o protagonista involuntário de uma polémica que envolve uma das suas marcas preferidas.
Aproveitando uma fotografia partilhada pela família real espanhola, aquando da partida da infanta Sofía para o País de Gales, a Yuccs, marca espanhola de sapatilhas sustentáveis que é uma escolha frequente de Felipe VI, decidiu usar a imagem do rei para promover os seus produtos. No seu Instagram, escreveram: “As sapatilhas preferidas do rei”, com um link direto para este modelo específico, o Merino Sport Navy, de 105 euros. Contudo, além das questões éticas, a verdade é que a imagem de Felipe VI não pode nunca ser usada para fins económicos.
Isso mesmo é sublinhado no site da família real: “O material gráfico utilizado e os direitos de autor do mesmo são protegidos pela legislação de Propriedade Intelectual. No caso das fotografias, pertencem à Agência EFE, Dalda, D.Virgili, Borja ou Casa de Sua Majestade o Rei. Os demais conteúdos deste site podem ser utilizados gratuitamente para fins pessoais ou educacionais. Para outros usos é necessário solicitar autorização prévia e citar a fonte. Em caso nenhum é autorizada a sua exploração económica ou utilização comercial”.