Princesa Leonor jura Constituição no dia do seu 18.º aniversário, que acontece a 31 de outubro. Quem o confirmou foi a Casa Real, explicando que a sessão solene não será adiada para outro dia e que a princesa terá, assim, dois motivos para celebrar.
Os detalhes deste evento, que é um dos mais relevantes na vida institucional da futura rainha, foram ultimados numa reunião que aconteceu no fim da semana passada, estando assim decidido que Leonor seguirá os passos do pai, o rei Felipe VI, que também prestou juramento à Constituição a 30 de janeiro de 1986, precisamente quando fez 18 anos. “Juro cumprir fielmente os meus deveres, guardar e fazer cumprir a Constituição e que as leis sejam cumpridas, para respeitar os direitos dos cidadãos e das comunidades autónomas e manter a lealdade ao rei”, assegurou o então herdeiro ao trono, na presença dos pais, os reis Juan Carlos e Sofia.
Depois desta cerimónia solene, que tem como cenário o Congresso dos Deputados, em Madrid, está previsto que Leonor receba, já no Palácio Real, o Colar da Ordem de Carlos III, na presença de todos os poderes do Estado. A ordem real espanhola de Carlos III foi criada pelo referido monarca em 1771, com o intuito de premiar as pessoas que se destacaram pelas suas boas ações em prol da Espanha e da Coroa. De seguida, será servido um almoço no Palácio às mais altas autoridades do Estado.
Depois de todos os eventos institucionais, a princesa Leonor poderá celebrar os seus 18 anos de forma privada. Os reis convidaram as respetivas famílias para um evento mais reservado no Palácio El Pardo. Esta será a primeira vez, desde 2018, que a família real alargada se irá voltar a reunir no mesmo espaço. A última vez que tal aconteceu foi nos 80 anos da rainha Sofia, no Palácio da Zarzuela.