
Fotos: David Niviere
Conheça todos os pormenores sobre o casamento de Maria Francisca de Bragança com Duarte de Sousa Araújo Martins, que acontece já no sábado, dia 7 de Outubro.
A cerimónia será, como revelaram os noivos aquando da entrevista em exclusivo dada à CARAS, na Basílica do Palácio Nacional de Mafra e é o primeiro casamento real, depois da união dos pais da Infanta, D. Duarte e D. Isabel de Bragança há 28 anos.
Mas as festividades começam logo no dia 6, com uma receção aos convidados internacionais, um momento mais privado que antecede a cerimónia do dia seguinte. Esta terá um momento mais privado e outro em que a população está convidada a juntar-se aos noivos.
Convidados
Após um noivado dez meses, a duquesa de Coimbra, de 26 anos, e o advogado, 32, estão preparados para iniciar uma nova vida ao lado um do outro e esperam que comece da melhor forma: com uma cerimónia religiosa, na qual estarão presentes as respetivas famílias, assim como vários membros da realeza e aristocracia europeia e altas figuras de Estado. Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de República Portuguesa, é um dos nomes confirmados, assim como Charles-Phillippe d’Órleans, representante da Casa Real Francesa e ex-marido de Diana do Cadaval, que também se casou em segundas núpcias recentemente, ou os filhos do grão-duque do Luxemburgo, membros da nobreza italiana, espanhola e belga e do Liechtenstein. No total, serão 1200 convidados.
A cerimónia

Foto: Aquivo
Após terem pensado em casar-se no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, como os duques de Bragança, os noivos optaram por mudar a cerimónia para a Basílica de Mafra que oferece, como nos contaram os noivos, “melhores condições para o cocktail” que querem oferecer. Curiosamente, esta era a primeira escolha de Isabel e Duarte de Bragança, que depois se casaram na capital.
A cerimónia religiosa, marcada para as 15 horas, será conduzida pelo cardeal-patriarca D. Manuel Clemente e está reservada aos familiares e convidados.
A celebração será transmitida pela TVI e conta com Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes a conduzir a emissão.
Para acompanhar o que se passa no interior da Basílica, serão colocados ecrãs gigantes no Terreiro D. João V, com a transmissão em direto. De seguida, já oficialmente casados, Francisca e Duarte juntam-se à festa popular. “Gostaria que a população e Mafra se sentisse realmente convidada. A vila está muito satisfeita com este acontecimento que dá destaque merecido a um importante, se não o mais importante, monumento de Portugal”, disse D. Duarte Pio numa entrevista concedida a Manuel Luís Goucha.
Depois dos noivos estarem oficialmente casados, terá início a festa popular e de seguida o cocktail oferecido aos convidados.
Na praça. haverá “um colorido programa de animação com a participação de ranchos folclóricos e outros grupos das diferentes regiões do País, sem esquecer o repicar dos carrilhões”, anunciou a Casa Real.
Vestido de noiva
Não um, mas dois vestidos de noiva usará Maria Franscica naquele que será um dia muito especial na sua vida, um para a cerimónia e outro para a festa privada que decorrerá na quinta dos duques, em Sintra. Os modelos estão a cargo da estilista Luzia Nascimento, que trabalha para a família há muitos anos e a quem a noiva delegou a tarefa. A linha do primeiro vestido, costurado em pano cru, é de princesa, com cauda e muito poucos ou nenhuns bordados, uma preferência da noiva. O segundo modelo é leve e ainda mais simples, de acordo com o divulgado pela criadora.
A tiara de família
A completar o visual, a noiva usará a tiara da rainha Amélia, que também foi uma opção da mãe no dia do seu casamento, uns brincos de D. Isabel e outros da avó e uma pulseira real emprestada. Manda a tradição que haja uma tiara, ou pelo menos, joias com História, e um vestido que se quer que seja o segredo mais bem guardado da celebração.
Quanto ao bouquet, a duquesa de Coimbra tem predileção por hortênsias que a “fazem lembrar os Açores”, mas ainda não se sabe se serão estas as flores escolhidas por se temer que não aguentem o calor esperado para sábado. Certo é que o ramo será oferecido pela infanta a Nossa Senhora da Soledade, na própria Basílica de Mafra.
O Bolo
O chef Hélio Loureiro, que também ofereceu o bolo dos 18 anos da infanta, é o responsável pelos dois bolos que serão servidos a todos os convidados e também a quem estiver no Terreiro D. João V. O bolo de noiva terá 150 kg e será partido durante o cocktail realizado no palácio. Terá, ainda, prata de filigrana de Gondomar a ornamentá-lo.
Depois deste momento, os noivos e seus convidados seguirão para a casa da família, em Sintra, onde decorrerá o jantar. E também este terá as iguarias preferidas dos nubentes, famosas na gastronomia portuguesa, Na ementa haverá pastéis de bacalhau, porco bísaro de Bragança, vitela e ostras da ria de Aveiro, pasteís de bacalhau, como revelou o chef ao jornal Observador. Mas também, e a pedido dos noivos, uns singelos cachorros quentes. “Queremos algo mesmo muito simples e com significado, que toda a gente se divirta”, disseram.
Lua de Mel
De acordo com D. Isabel de Bragança, a lua de mel deverá ser passada em Marrocos, onde Maria Francisca e Duarte querem fazer voluntariado, depois da devastação causada pelo terremoto de dia 8 de setembro. “Pensaram em ir para ajudar. É um ator de solidariedade”, revelou a duquesa na entrevista à TVI.

a poucos dias da cerimónia
Fotos: D.R.
Todos os pormenores sobre o casamento de Maria Francisca de Bragança