![Letizia, a protagonista involuntária de um erro de protocolo](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2023/10/231005_2-960x670.jpg)
Foto Casa Real espanhola
O que era para ser um simples brinde entre os reis de Espanha em honra dos seus convidados na receção dos representantes dos 27 países participantes na Cimeira da Comunidade Política Europeia, que se realizou ontem, dia 5 de outubro, no Palácio de Alhamba, em Granada, tornou-se num momento algo embaraçoso para Letizia, a protagonista involuntária de um erro de protocolo.
No final do discurso de boas-vindas de Felipe VI, o rei de Espanha segura numa flute de champanhe para brindar e só depois percebe que a mulher, cujo desconforto já era perfeitamente percetível, estava de mãos vazias e nem sinal da flute. Perplexo parecia estar também Bernardo Francisco de Lizaur Cuesta, o chefe de Protocolo da Casa Real.
Por seu lado, Felipe VI reagiu de imediato e de forma muito descontraída sugeriu que Letizia pegasse também na flute e brindassem os dois. Um gesto bonito, que arrancou palmas aos convidados, mas que deve valer “um puxão de orelhas” a quem se esqueceu da rainha.
Sorridente, Letizia que brilhou num vestido preto e branco de estampado floral de decote halter Carolina Herrera, pareceu convencida com a solução romântica do marido.
Casados há 19 anos, Letizia, de 51 anos, e Felipe. de55, têm revelado muitas vezes publicamente a cumplicidade que os une e que provam como a antiga jornalista conquistou o antigo príncipe. Juntamente com as duas filhas, a princesa herdeira Leonor, que no próximo dia 31 faz 18 anos, e a infanta Sofia, de 16, os reis têm sabido separar de forma muito coerente a vida pública da privada mas sem qualquer receio de exporem publicamente os seus afetos como se viu quando se despediram da filha mais velha, a futura rainha, quando esta ingressou na Academia Militar de Saragoça, em meados de agosto.