Trajada a rigor, a futura rainha de Espanha vive hoje, 12 de outubro, um dia especial. Ao lados dos pais, Letizia e Felipe VI, a princesa Leonor preside ao desfile militar no Dia Nacional de Espanha.
Cumprindo a tradição, a população juntou-se na Praça Neptuno, em Madrid para assistir ao desfile militar, que envolveu 1777 soldados, 86 aviões e helicópteros e 142 véiculos, e que assinala o Dia Nacional de Espanha.
Uma cerimónia que este ano teve como particular destaque a estreia da princesa Leonor, que no último fim-de-semana prestou o seu juramento de bandeira, terminando assim uma importante etapa da formação militar que está a receber na Academia Miltiar de Saragoça, para onde entrou em agosto.
Letiza e Felipe VI chegaram por volta das 11h00 num Roll Royce e no carro atrás seguia a princesa Leonor, que se dirigiu depois às autoridades presentes – como por exemplo, o primeiro-Ministro Pedro Sánchez, a ministra da Defesa, Margarita Robles, ou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, entre outros – , para pela primeira vez executar a saudação militar ao lado do pai.
Um momento e que Felipe VI não escondeu o orgulho por partilhar com a filha mais velha, que completa 18 anos no próximo dia 31 de outubro, data em que jurará também a Constituição espanhola.
Outra grande novidade deste Dia Nacional de Espanha foi que, pela primeira vez, o tradicional salto de para-quedas da Patrulha Acrobática da Força Aérea, foi realizado por uma mulher, um claro sinal de mudança e de empoderamento feminino.
A grande ausente desta cerimónia foi a infanta Sofia, que não participou pela primeira vez, uma vez que se encontra a estudar no Reino Unido, no mesmo colégio que a irmã mais velha também frequentou.