No passado dia 17 de outubro, o presidente da república chegou à Bélgica para uma visita de três dias. Foi recebido pelos reis Philippe e Mathilde, que lhe ofereceram um jantar de gala no castelo de Laeken. Vestidos a rigor, sabe-se agora porque razão a rainha da Bélgica não usou tiara no jantar de gala em honra de Marcelo Rebelo de Sousa.
Ora, a rainha Mathilde da Bélgica não deixou ninguém indiferente com o visual eleito para o evento. Completou um vestido comprido com faixas de veludo e renda, em tom verde esmeralda, com algumas joias e o cabelo apanhado. Porém, ao mesmo tempo, destacou-se a ausência da tiara, algo que a monarca habitualmente usa neste tipo de jantares.
De acordo com fontes do palácio real belga, citadas pela jornalista Wim Dehandshutter, a rainha não usou tiara devido ao recente ataque terrorista no país. No passado dia 16 de outubro, um homem disparou fatalmene sob dois cidadãos suecos que se dirigiam para o jogo de futebol entre as seleções da Bélgica e Suécia. Usava uma aparente arma de guerra.
Nesse sentido, tendo em conta o momento sensível que se vive na Bélgica desde o atentado, que deixou o país no nível mais elevado de alerta de ataque terrorista, Mathilde preferiu não ostentar grandes joias, dispensando a tiara – que com certeza seria o centro das atenções – para o jantar de gala com Marcelo Rebelo de Sousa.