Os últimos meses tem sido totalmente novos para Carlos e Camilla. Desde a morte de Isabel II, a 8 de setembro de 2022, que se têm sucedido uma série de estreias para o novo monarca e respetiva rainha consorte. Neste momento estão a realizar a sua primeria viagem oficial além fronteiras, que tem como destino a Alemanha, depois da visita a França ter sido cancelada por razões de segurança. E eram muitas as expetativas para conhecer as escolhas da mulher do rei e naquele que foi o primeiro jantar de gala no estrangeiro da rainha Camilla, destacaram-se duas tiaras.
Para o jantar de gala oferecido pelo Presidente Frank-Walter Steinmeier e a mulher, Elke Büdenbender, no Palácio de Bellevue, Camilla usou a tiara Greville, uma das que mais usou enquanto duquesa da Cornualha e que, ao que deixa transparecer, continua a ser uma das suas preferidas.
A joia pertencia a Margaret Greville, uma conhecida socialite britânica, proprietária de uma espetacular coleção de joias. Quando morreu, Margaret Greville deixou algumas delas para a Rainha Mãe, que por sua vez deixou à filha, Isabel II, que, curiosamente, nunca a usou. Em 2005, qando Carlos e Camilla se casaram, a mãe do agora rei ofereceu-a à nora para que a usasse em eventos de gala.
A segunda tiara usada por Camilla neste jantar de gala foi a tiara da cidade Londres, datada do século XIX. A tiara foi o presente da cidade Londres a Isabel II, que a usou por ocasião do seu casamento com Filipe de Edimburgo. A rainha converteu-a depois num “estrangulador”, que usou em diversas ocasiões ao longo da vida sempre como um colar. A última vez foi em 2012 e, agora, Camilla homenagoeu a mãe do marido ao usá-la no seu primeiro jantar de gala no estrangeiro.
Camilla usou ainda presa ao seu vestido preto com apontamentos brancos, a Ordem da Família de Isabel II, que é constuído por uma imagem da rainha em vidro e diamantes sobre um pano amarelo, e que se destina apenas às mulheres da família que trabalham para a instiutuição. Cabe a cada rei ou rainha escolher a sua Ordem de Família, com a imagem e pano à sua escolha, sendo sempre diferente dos antecessores e sucessores. No entanto, Carlos III ainda não revelou a sua, o que poderá acontecer por ocasião da coroação, marcada para 6 de maio, em Londres,
Fotos DR
Veja o vídeo!